
O que é o Batismo?
O batismo é um sacramento instituído por Jesus que disse: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto ensinei” (Mt 28,19-20).
Qual é a Graça que se recebe no Batismo?
O fruto do Batismo ou a graça batismal comporta: a remissão do pecado original e de todos os pecados pessoais; o nascimento para a vida nova, pelo qual a pessoa se torna filha adotiva de Deus, membro de Cristo e templo do Espírito Santo. Com isso o que foi batizado é incorporado à Igreja, Corpo de Cristo e se torna participante do sacerdócio de Cristo. O Batismo imprime na alma um sinal espiritual indelével, o caráter, que consagra o batizado pela vida toda ao culto da religião cristã.
O Batismo deve ser Concedido às Crianças?
Desde os tempos mais antigos, o batismo é administrado também às crianças, por é uma graça e um dom de Deus que não supõe méritos humano; as crianças são batizadas na fé dos pais, padrinhos e, sobretudo, da comunidade.
Quais os símbolos que fazem parte da celebração do Batismo?
O Sinal da Cruz assinala a marca de Cristo naquele que vai pertencer-lhe e significa a graça da redenção que Cristo proporciona por sua cruz.
O anúncio da Palavra de Deus ilumina com a verdade revelada os que serão batizados e toda assembleia presente. Sendo a celebração do batizado precedia pela missa, os féis participam desta e são iluminados com a Liturgia da Palavra daquele domingo.
A unção com o óleo dos catecúmenos (aqueles que serão batizados) significa a força para renunciar e vencer o mal, com o auxílio de Deus.
A água batismal é consagrada por uma oração, pela qual a Igreja pede a Deus que, por seu Filho, o poder do Espírito Santo desça sobre esta água, para que os que forem batizados nela “nasçam da água e do Espírito Santo” (Jo 3,5).
A unção com o santo crisma, óleo perfumado e consagrado pelo bispo. Significa o dom do Espírito Santo ao novo batizado, para ser o bom perfume de Cristo pelo testemunho de vida.
A vela acesa no círio Pascal significa que Cristo ilumina o batizado. Em Cristo, os batizados são “a luz do mundo” (Mt 5,14)
A veste branca usada pelo que é batizado é sinal da dignidade e da vida nova em Cristo ressuscitado.
É preciso batizar em casa?
No passado, a prática do batismo em casa se justificava pela dificuldade da falta de sacerdotes para atender todas as comunidades. As pessoas, então, sabendo que o batismo pode ser feito validamente por um cristão, que use água e a fórmula trinitária, realizavam a celebração nos lares. Quando o padre passava, meses ou anos depois, apenas registrava e confirmava o que já havia sido feito. Hoje a situação mudou, especialmente com a facilidade dos meios de locomoção. Há, porém, quem batize em casa e depois pede para batizar a criança na Igreja.
Ora, o batismo se recebe uma só vez. O sacramento do batismo é essencialmente comunitário e, por isso, deve ser feito na igreja. Somente em perigo de morte permite-se a exceção.
Orientação para os batizados na Paróquia
- Os batizados ocorrem duas vezes ao mês, nos domingos pela manhã, conforme calendário a ser consultado na Secretaria Paroquial.
- Para os pais e padrinho, é oferecido um encontro de preparação para o batismo. Este encontro é realizado no dia do batizado, 1h antes da celebração.
- A inscrição deve ser feita na Secretaria Paroquial até a quinta-feira anterior ao batizado. Deve-se portar a certidão de nascimento da criança, nomes completos dos padrinhos, comprovante do dízimo e uma contribuição de R$ 10,00.
- Os pais devem escolher um padrinho e uma madrinha. Ambos católicos, batizados e crismados e que deem um bom testemunho de fé e vida cristã para o que vai ser batizado. Segundo as normas da Igreja, o número de padrinhos é, portanto, dois (2).
- Adultos não batizados que desejam este sacramento podem realizar uma catequese voltada para adultos que a Paróquia oferece. Os encontros são voltados para este público, duram alguns meses, em horários que podem ser adequados a necessidade.
|