HOME / GRUPOS PAROQUIAIS / Movimento Cenáculo de Maria
 
Movimento Cenáculo de Maria
 

 

Origem do Cenáculo

      O movimento Cenáculo de Maria surgiu no Rio Grande do Sul nos anos 80, nascido de um modelo de retiro realizado em São Paulo. E começou a ser difundido pela vontade de um sacerdote de São Leopoldo, convidado a participar de um destes retiros, o Padre Afonso Birck. Pe. Birk, ao participar do retiro, sentiu-se tocado pela experiência e decidiu proporcioná-la a outras pessoas.

     Assim foram surgindo diversos braços do movimento em outras regiões do estado, chegando à Serra Gaúcha em meados de 90. O movimento Cenáculo de Maria da Serra deu origem e ajudou a estruturar o movimento na cidade de Caxias do Sul.

Em São Marcos

      Ainda nos anos 90, várias pessoas das cidades de São Marcos, Antônio Prado, Ipê, Nova Roma do Sul e Flores da Cunha participaram do retiro realizado pelo movimento do Cenáculo de Caxias do Sul, e após se passarem alguns anos, em 1998 foi realizado o 1º Cenáculo da Região Serrana onde participaram jovens de todas essas cidades.

      Ao longo destes mais de 18 anos o movimento foi crescendo e participando das atividades da comunidade. Atualmente as cidades que compõe o Cenáculo da Região Serrana são São Marcos, Antônio Prado, Ipê, Nova Roma do Sul e Santa Tereza.

         Durante estes anos de movimento, muitas idéias foram surgindo, o grupo foi se estruturando, e foram agregados aos retiros, outras atividades conduzidas pelo movimento, através de seus participantes. Ações sociais, integrações, grupos de aprofundamento, estudos especiais.

     As ações sociais do movimento procuram envolver os cenantes com a comunidade e suas necessidades, elas acontecem por iniciativa do movimento e também por iniciativa dos próprios cenantes, que entendem que a fé está interligada com as obras.

       A animação e a música sempre foram características marcantes do movimento, por isso é mantido o grupo de folclore, que anima missas, retiros entre outros eventos organizados pela paróquia e entidades.

     O grupo organiza anualmente um jantar de confraternização, preparando todos os detalhes para a realização da grande festa que une cenantes, familiares e amigos.

    Todo o trabalho do movimento só é possível graças à dedicação e ao amor de cada cenante que passou e passa pelo movimento. Nenhum ser humano permanece indiferente à manifestação do amor de Deus em sua vida, e jamais se encara a vida da mesma forma após ter vivido uma verdadeira experiência de Deus.

 

 

 

 

 
Apostolado da Oração
Associação Assistencial São Marcos
Clube de Mães
Conselho Econômico
Coro São Marcos
Curso de Noivos
Encontro de Casais com Cristo (ECC)
Encontro de Jovens Amigos com Cristo (EJA)
Escola de Formação Cristã de São Marcos
Escola de Pais
Grupo Escoteiros Tabajara
Grupos de Família
Infância e Adolescência Missionária (IAM)
Irmãs de São José
Ministros da Palavra de Deus e Exéquias
Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística
Movimento Cenáculo de Maria
Movimento Chammá
Movimento Cursilho
Movimento de Emaús
Movimento Lareira
Projeto Wida e Comunidade Terapêutica N. Sra. de Fátima
Renovação Carismática Católica (RCC)
Terço dos Homens
Zeladoras de Capelinha
 
NAVEGAÇÃO
  HOME
  QUEM SOMOS
  COMPLEXO PAROQUIAL
  GRUPOS PAROQUIAIS
  PASTORAIS
  COMUNIDADES
  SACRAMENTOS
  AGENDA
  CONTATO
PARÓQUIA DE SÃO MARCOS
 
Rua Osvaldo Aranha, 1058 - 95190-000 - Centro
São Marcos - RS - Brasil
Fone: (54) 3291.1262 - 3291.1366

paroquiamarcos@gmail.com
 
Desenvolvido por ONGATE