HOME / GRUPOS PAROQUIAIS / Movimento de Emaús

Movimento de Emaús

O Emaús Nacional

O Emaús é um movimento de comunidades para jovens cuja finalidade é propiciar cursos de valores humanos e cristãos para jovens para que possam fazer uma profunda reflexão sobre o valor da vida e da Igreja e uma vivência em comunidade à luz da Palavra de Deus.

A pedido de Dom Agnelo Rossi, em 1968, Monsenhor Benedito Calazans e uma equipe de leigos de São Paulo fundaram o Movimento de Emaús, então chamado Encontro da Juventude, inspirando-se no Evangelho de São Lucas (24,13-35). Esta passagem conta a história de dois discípulos que, depois dos acontecimentos da Paixão e Morte de Cristo, deixam a cidade de Jerusalém e voltam decepcionados para a aldeia de Emaús. No caminho percebem que não estão sós, que alguém os acompanha.

Chegando à aldeia, ao entardecer, sentem-se cativados pelo "estranho" que se juntara a eles no caminho e exclamam: "Já é tarde. Fica conosco, Senhor". Convidando o hóspede a sentar-se à mesa, reconheceram, ao repartir o pão, que era o Cristo. Cheios de entusiasmo, voltaram a Jerusalém para anunciar e proclamar que Jesus Cristo ressuscitou e vive.

Mons. Calazans constatou que muitos jovens batizados fazem experiência semelhante no caminho da vida, um caminho caracterizado pelo sabor amargo de um entardecer, ou seja, da insatisfação, da solidão, da dúvida e descrença. Muitos jovens, iniciados com entusiasmo no mistério da fé cristã, hoje estão tristes e abatidos como se Deus estivesse morto para eles. Falta quem lhes ajude a fazê-los tomar consciência de que alguém os acompanha nesta hora, caminha ao seu lado, desde que haja amor e hospitalidade. Emaús nasce, assim, com o objetivo de fazer a geração jovem redescobrir a face jovem do Cristo e anunciá-lo aos jovens que o perderam ou nunca o conheceram.

Em São Marcos

Na nossa cidade são realizados quatro encontros (dois masculinos e dois femininos) por ano, normalmente nos meses de junho e setembro, a faixa etária dos participantes gira em torno dos 18 anos. O Emaús também procura participar dos eventos promovidos pela Paróquia, tais como Corpus Christi, Campanha do Agasalho, Festa de São Marcos e das Vocações.

Apostolado da Oração
Associação Assistencial São Marcos
Clube de Mães
Conselho Econômico