HOME / GRUPOS PAROQUIAIS / Movimento Lareira
 
Movimento Lareira
 

                                                                

     O Movimento de Casais Lareira, surgiu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio, cidade e Diocese de Lages, estado de Santa Catarina, no dia 28 de agosto de 1973, inspirado pelo Divino Espírito Santo, através de Frei Álido Rosa e Frei Hugolino Pedro Becker.

     Seus fundadores, ambos da Ordem dos Frades Menores, desejavam fazer um trabalho na paróquia com o intuito de renovar a espiritualidade e resgatar os valores familiares evangelizando as famílias. Frei Álido, recém-ordenado e inspirado no Movimento da Jornada Jovem (JJ), que ele mesmo criara, começou sua caminhada em busca de subsídios que o ajudassem a realizar um retiro com esta finalidade.

      Depois de muito procurar, Frei Álido foi até Curitiba conversar com o Padre Afonso, e o Espírito Santo o colocou diante de alguém que pensava exatamente como ele: “Fazer algo pelas famílias paroquianas”. Padre Afonso lhe ofereceu duas folhas de um encontro que havia encerrado no dia anterior. Uma era a folha de cantos e a outra era o roteiro do encontro. “Isso talvez possa ser útil para você”, disse ele. E como foram úteis, essas duas folhas foram o princípio de tudo.

     Chegando a Lages, ele e Frei Hugolino, começaram a trabalhar juntos, no sentido de montar o retiro.

     Em uma noite muito fria, preparavam o roteiro do primeiro retiro aquecendo-se em volta de um fogão à lenha. Disse o velhinho (como era carinhosamente chamado Frei Hugolino), “Esse retiro deveria ser como uma Lareira que aquentasse as famílias e como uma fogueira para a Paróquia”.

      Esta sugestão motivou o nome do retiro como LAREIRA e aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Navio, em Lages-SC, nos dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro de 1973. Frei Álido foi o Diretor Espiritual.

     Os palestrantes eram casais simples, já com idade avançada e até com dificuldades visuais, alguns até analfabetos.

     Percebendo os resultados positivos em outras Paróquias, Dioceses e Estados vizinhos, interessaram-se pelo retiro. Essa rápida expansão, os resultados positivos, a Graça de Deus e a força do Espírito Santo possibilitou mais tarde, a criação do Movimento de Casais Lareira.

     Atualmente, o Movimento Lareira está motivado a nível nacional. Sua dimensão e proporção fora percebida no 1º Encontro Nacional das Famílias Lareiristas realizado em setembro de 2012 em Blumenau/ SC e confirmado no 2° encontro, realizado em 2013 em Lages-SC. Na ocasião, algumas metas foram traçadas no sentido de realizar o 1º Encontro Nacional dos Casais Coordenadores, Reitores e Diretores Espirituais do Movimento Lareira, com o objetivo de refletir as novas diretrizes e a unificação das mesmas em todas as Dioceses onde os grupos do Movimento Lareira estejam perseverantes.

      Nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2014 em Laranjeiras do Sul – Paraná, na Paróquia SANT’ANA, fez-se possível, a realização do 1º Encontro Nacional dos Casais Coordenadores, Reitores e Diretores Espirituais do Movimento Lareira. Além do Casal Reitor e Casal Base de Foz do Iguaçu, fizeram-se presentes Dom Antônio Wagner da Silva – Bispo diocesano de Guarapuava - PR; sete padres Diretores Espirituais do Movimento dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul; Frei Álido Rosa, fundador do Movimento Lareira; representantes de onze Dioceses de todo o Brasil, coordenadores e reitores diocesanos; membros do Movimento Lareira da cidade de Laranjeiras do Sul e jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude.

      Como resultado, instituiu-se o “CONSELHO NACIONAL LAREIRA– CNL”. Foram eleitos os casais componentes do CNL e um sacerdote representando o clero. Como Diretor Espiritual do CNL, foi eleito Frei Vilmar Alves da Silva - Lages, SC; Como integrantes do CNL foram eleitos os casais Nilton e Arlete da Silva Feltrin – Blumenau - SC, Oscar Bernadio e Vera Lúcia Pereira – Blumenau – SC, Clênio Freitas e Helena Rodrigues Freitas – Caxias do Sul – RS, Joaquim e Cláudia Cruz - Laranjeiras do Sul – PR, Célio e Jandira Hemkemaier – Lages – SC, Romano A. e Graciana Possatto - Francisco Beltrão - PR.

      A partir deste encontro, ficou estabelecido que o CNL reunir-se-á regularmente para formalizar as diretrizes e discutir os encaminhamentos da unificação das ações. Seu primeiro encontro ficou marcado para a cidade de Lages/SC, nos dias 26 e 27 de abril de 2014. O prazo estabelecido para que o CNL apresente as propostas de unificação a todos os coordenadores e diretores do Movimento Lareira do Brasil, é de um ano a partir desta data na cidade de Joaçaba - SC.

 
Apostolado da Oração
Associação Assistencial São Marcos
Clube de Mães
Conselho Econômico
Coro São Marcos
Curso de Noivos
Encontro de Casais com Cristo (ECC)
Encontro de Jovens Amigos com Cristo (EJA)
Escola de Formação Cristã de São Marcos
Escola de Pais
Grupo Escoteiros Tabajara
Grupos de Família
Infância e Adolescência Missionária (IAM)
Irmãs de São José
Ministros da Palavra de Deus e Exéquias
Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística
Movimento Cenáculo de Maria
Movimento Chammá
Movimento Cursilho
Movimento de Emaús
Movimento Lareira
Projeto Wida e Comunidade Terapêutica N. Sra. de Fátima
Renovação Carismática Católica (RCC)
Terço dos Homens
Zeladoras de Capelinha
 
NAVEGAÇÃO
  HOME
  QUEM SOMOS
  COMPLEXO PAROQUIAL
  GRUPOS PAROQUIAIS
  PASTORAIS
  COMUNIDADES
  SACRAMENTOS
  AGENDA
  CONTATO
PARÓQUIA DE SÃO MARCOS
 
Rua Osvaldo Aranha, 1058 - 95190-000 - Centro
São Marcos - RS - Brasil
Fone: (54) 3291.1262 - 3291.1366

paroquiamarcos@gmail.com
 
Desenvolvido por ONGATE