HOME / GRUPOS PAROQUIAIS / Movimento Lareira

Movimento Lareira

O Movimento de Casais Lareira, surgiu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Navio, cidade e Diocese de Lages, estado de Santa Catarina, no dia 28 de agosto de 1973, inspirado pelo Divino Espírito Santo, através de Frei Álido Rosa e Frei Hugolino Pedro Becker.

Seus fundadores, ambos da Ordem dos Frades Menores, desejavam fazer um trabalho na paróquia com o intuito de renovar a espiritualidade e resgatar os valores familiares evangelizando as famílias. Frei Álido, recém-ordenado e inspirado no Movimento da Jornada Jovem (JJ), que ele mesmo criara, começou sua caminhada em busca de subsídios que o ajudassem a realizar um retiro com esta finalidade.

Depois de muito procurar, Frei Álido foi até Curitiba conversar com o Padre Afonso, e o Espírito Santo o colocou diante de alguém que pensava exatamente como ele: “Fazer algo pelas famílias paroquianas”. Padre Afonso lhe ofereceu duas folhas de um encontro que havia encerrado no dia anterior. Uma era a folha de cantos e a outra era o roteiro do encontro. “Isso talvez possa ser útil para você”, disse ele. E como foram úteis, essas duas folhas foram o princípio de tudo.

Chegando a Lages, ele e Frei Hugolino, começaram a trabalhar juntos, no sentido de montar o retiro.

Em uma noite muito fria, preparavam o roteiro do primeiro retiro aquecendo-se em volta de um fogão à lenha. Disse o velhinho (como era carinhosamente chamado Frei Hugolino), “Esse retiro deveria ser como uma Lareira que aquentasse as famílias e como uma fogueira para a Paróquia”.

Esta sugestão motivou o nome do retiro como LAREIRA e aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Navio, em Lages-SC, nos dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro de 1973. Frei Álido foi o Diretor Espiritual.

Os palestrantes eram casais simples, já com idade avançada e até com dificuldades visuais, alguns até analfabetos.

Percebendo os resultados positivos em outras Paróquias, Dioceses e Estados vizinhos, interessaram-se pelo retiro. Essa rápida expansão, os resultados positivos, a Graça de Deus e a força do Espírito Santo possibilitou mais tarde, a criação do Movimento de Casais Lareira.

Atualmente, o Movimento Lareira está motivado a nível nacional. Sua dimensão e proporção fora percebida no 1º Encontro Nacional das Famílias Lareiristas realizado em setembro de 2012 em Blumenau/ SC e confirmado no 2° encontro, realizado em 2013 em Lages-SC. Na ocasião, algumas metas foram traçadas no sentido de realizar o 1º Encontro Nacional dos Casais Coordenadores, Reitores e Diretores Espirituais do Movimento Lareira, com o objetivo de refletir as novas diretrizes e a unificação das mesmas em todas as Dioceses onde os grupos do Movimento Lareira estejam perseverantes.

Nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2014 em Laranjeiras do Sul – Paraná, na Paróquia SANT’ANA, fez-se possível, a realização do 1º Encontro Nacional dos Casais Coordenadores, Reitores e Diretores Espirituais do Movimento Lareira. Além do Casal Reitor e Casal Base de Foz do Iguaçu, fizeram-se presentes Dom Antônio Wagner da Silva – Bispo diocesano de Guarapuava - PR; sete padres Diretores Espirituais do Movimento dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul; Frei Álido Rosa, fundador do Movimento Lareira; representantes de onze Dioceses de todo o Brasil, coordenadores e reitores diocesanos; membros do Movimento Lareira da cidade de Laranjeiras do Sul e jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude.

Como resultado, instituiu-se o “CONSELHO NACIONAL LAREIRA– CNL”. Foram eleitos os casais componentes do CNL e um sacerdote representando o clero. Como Diretor Espiritual do CNL, foi eleito Frei Vilmar Alves da Silva - Lages, SC; Como integrantes do CNL foram eleitos os casais Nilton e Arlete da Silva Feltrin – Blumenau - SC, Oscar Bernadio e Vera Lúcia Pereira – Blumenau – SC, Clênio Freitas e Helena Rodrigues Freitas – Caxias do Sul – RS, Joaquim e Cláudia Cruz - Laranjeiras do Sul – PR, Célio e Jandira Hemkemaier – Lages – SC, Romano A. e Graciana Possatto - Francisco Beltrão - PR.

A partir deste encontro, ficou estabelecido que o CNL reunir-se-á regularmente para formalizar as diretrizes e discutir os encaminhamentos da unificação das ações. Seu primeiro encontro ficou marcado para a cidade de Lages/SC, nos dias 26 e 27 de abril de 2014. O prazo estabelecido para que o CNL apresente as propostas de unificação a todos os coordenadores e diretores do Movimento Lareira do Brasil, é de um ano a partir desta data na cidade de Joaçaba - SC.

Apostolado da Oração
Associação Assistencial São Marcos
Clube de Mães
Conselho Econômico