HOME / GRUPOS PAROQUIAIS / Renovação Carismática Católica (RCC)

Renovação Carismática Católica (RCC)

Renovação Carismática Católica também chamada "RCC" é um movimento da Igreja Católica Apostólica Romana surgido nos Estados Unidos em meados da década de 1960 e espalhada por todo o mundo, pela influência do Movimento Carismático da Igreja episcopal protestante, dentro de um pensamento ecuménico, porém mantendo os dogmas do Catolicismo Romano. O movimento sempre teve como foco uma abordagem inovadora às formas tradicionais de transmissão da fé e a renovação da práticas tradicionais dos ritos e da mística da Igreja, sem desviar-se da doutrina da Igreja Católica. Existem atualmente mais de 100 milhões de membros espalhados pelo mundo (comumente denominados Católicos Carismáticos).

Dentro da RCC, o foco é dado à experiência pessoal com Deus, pela força do Espírito Santo e de seus dons, a fim de que todos se tornem discípulos de Jesus Cristo.Os principais suportes em termos de fé para a RCC são a Bíblia, o Catecismo da Igreja Católica e todas as demais diretrizes da Igreja Católica. A RCC também dá bastante ênfase à intercessão do Santos e a veneração Mariana.

Os momentos de encontro semanal chamam-se "Grupos de Oração". Além disso, há outros momentos fortes, como os encontros e retiros. Em todos eles sempre há músicas de louvor, adoração, palestras e pregações, dando ênfase à experiencia que o Espírito pode suscitar em cada um.

A RCC, em fidelidade à Igreja, prega que o pecado - ação contrária à vontade de Deus - é a fonte de todos os males existentes na sociedade. Ganância, egoísmo, soberba, vícios, mau uso da liberdade etc, seriam consequências do pecado do homem. Defende que Jesus tem o poder de libertar e perdoar pecados e que, para isso, basta que o homem arrependa-se diante dele e busque a prática do Sacramento da Confissão. A RCC considera como bem maior para a vida do ser humano a Eucaristia, presença real de Jesus Cristo.

Quero participar de um grupo da RCC. Há um grupo na paróquia?

Na paróquia há um grupo que se encontra todas as segundas feiras à noite, a partir das 19h, na gruta.

Apostolado da Oração
Associação Assistencial São Marcos
Clube de Mães
Conselho Econômico