HOME / COMUNIDADES / Santo Izidoro - Linha Zambeccari

Santo Izidoro - Linha Zambeccari

NOME DA COMUNIDADE: Santo Isidoro

NOME DO SANTO: Santo Isidoro e Nª Sª do Pedancino

DATA DA FUNDAÇÃO: Meados de 1920, pois em 1927 tem registros de uma das primeiras festas da comunidade.

PRIMEIROS MORADORES:

Os primeiros moradores eram Poloneses nacionais e italianos, temos como exemplo Antonio Vanin e Narciso Isidoro Cioato. A Linha herdou o nome de Tito Livio Zambeccari, jornalista italiano que nos ano de 1835, fundou um jornal no Rio Grande do Sul. Atribui-se a ele ter infiltrado no RS, ideias republicanas com as quais tornou-se o real mentor da Revolução Farroupilha.

Os poloneses ergueram um pequeno oratório e organizaram um cemitério, mas não chegaram a formar uma comunidade-capela, pois participavam das cerimonias religiosas na sede de São Marcos.

Após diversas reuniões feitas com os moradores, em casas de famílias, foi decidido quem seria fabriqueiro e onde seria a capela. Todos os moradores de então pertenciam à capela São Luiz. O terreno foi doado por Lucian Polo, e para edificar a igreja, as famílias fizeram mutirões plantando milho e trigo. No ano 1930, veio da Cúria Metropolitana a provisão de benzer a capela de Santo Isidoro.

Em 1969, foi construído o novo salão. Este, no ano de 1986, foi ampliado, e transformou-se em um dos maiores da paroquia.

A atual Igreja foi construída por Antonio Aumond, Antonio Vanin, Severino Rizzon, e Luiz Rizzon. Isso aconteceu no ano de 1959.

Dom Paulo Moretto visitou essa comunidade em 21 de julho de 1979. A partir de então, a comunidade conseguiu, gratuitamente, grande área de terra de Sétimo Vanin, Henrique Polo e Olindo Polo, uma área para o campo de futebol e criou-se o Zambeccari Futebol Clube, com inúmeros títulos e troféus com muita união da comunidade.

A capela conta com uma imagem de Nª Sª do Pedancino trazida da Itália, em 1893, por quatro famílias, Matteo Rizzon (Saonda), Pietro Rizzon (Rana) Antonio VAnin (Faio) e Giovanni Battista Soranzo, quando chegaram cada família tinha um quadro de Nª Sª do Pedancino que era venerada em casa. Todos os anos no dia 18 de agosto, neste dia as famílias faziam dia santo e homenageavam de modo especial sua protetora. Mais tarde, por iniciativa dos filhos destas famílias, colocou-se a imagem de Nª Sª do Pedancino na capela. Os fundadores foram: David Aumond, Guerino Casagrande, Alexandre Rizzon, Angelo Rizzon, Giácomo Rizzon, Antonio Vanin, João Vanin, Lourenço Cioatto, Osvaldo Rizzo, João Lucio Ricardo, Antonio Casal, Luciano Polo, Luiz Chinelatto, Teodoro Cioato e esposas.

Esta capela aos 4 de março de 1973, recebeu a visita do pároco de Pedantino de Cismon del Grappa, Dondino Secco, que trouxe a imagem benta pelo Santo Padre o Papa Paulo VI que continua sendo venerada nesta comunidade até hoje. Estas famílias que trouxeram a imagem e iniciaram a comunidade, originaram 4 padres, Estevão Vanin, Carlos Aumond, Pedro Rizzon, Mario Prebianca.

EVENTOS REALIZADOS NESTA COMUNIDADE:

A linha Zambeccari tem como principais eventos: o Menarosto de Codornas, realizado em meados de abril de cada ano, próximo ao mês de junho tem a tradicional tortelada, em agosto acontece à festa em honra a Santo Isidoro e Nª Sª do Pedancino.

VISITAS RECEBIDAS:

Nos dias 31/05 a 02/06 de 2010 a comunidade recebeu as missões, que foi momento de muita espiritualidade e união das famílias.

Também visitou a comunidade o bispo Dom Alessando Ruffinoni no dia 18 de novembro de 2015, momento este de muita espiritualidade e aprendizado.

Visita de Nª Sª Aparecida de 2016, tudo feito com muita fé e devoção.

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A nossa comunidade tem uma alegria muito grande e somos muito gratos a Deus e por isso a comunidade sempre reza muito pelas as vocações sacerdotais e religiosas, devido que vários padres tem raízes aqui em nossa comunidade, como o Pe. Carlos Aumond, Estevan Vanin, Pedro Rizzon, Marciano Guerra e a Irmã Lurdes Vanin.

Bom Pastor - Bairro Bela Vista
Menino Jesus - Bairro Henrique Pante