HOME / COMUNIDADES / Nossa Senhora das Graças - Linha Tiradentes

Nossa Senhora das Graças - Linha Tiradentes

A Linha Tiradentes foi traçada no ano de 1890. Antes dos imigrantes chegarem, havia moradias para escravos e nacionais, que estavam a serviço dos fazendeiros, com plantio e cuidados com o gado. A região era invernada.

Em 1891, chegaram os imigrantes e quase todos eles de origem polonesa. No ano de 1907, aparecem alguns imigrantes de origem italiana, esses imigrantes compraram as terras dos poloneses.

Os antigos moradores lembram que as invernadas dos fazendeiros iniciavam logo após a capela, e se estendiam até o Rio Ranchinho. Segundo depoimentos, nessa comunidade, aconteciam muitas brigas entre os peões dos fazendeiros, por ocasião das festas. Por isso, Antônio Ballardin denominou o lugar de “Madona dele pache”.

A comunidade surgiu a partir de 1934, com a compra da imagem de Nossa Senhora das Graças. Antes o povo ligava-se direto à matriz.

A primeira Igreja localizava-se onde hoje está o salão. Era de madeira e media 6x8 metros. Havia ali duas estátuas, a de Nossa Senhora das Graças e de Santa Lúcia. Elas foram doadas por Tereza Dal’Zotto Renon. Essa senhora fez promessa de ir com o filho Jacó numa burra-chôra, percorrendo as capelas da paróquia recolhendo esmolas, para construir a primeira capela. Isto aconteceu por volta do ano 1933.

Com dois pinheiros fizeram a capela. Um foi ofertado por Virgínio Castilhos, e retirado do alto do Ranchinho, comunidade do Carmo. E o outro, da Linha Tiradentes, doado por Romano Benatto. O altar da Igreja foi feito por Guilherme Riboldi.

A segunda Igreja e atual foi construída por Antônio Aumond e Antônio Vanin, em 1956.

Havia um salão de madeira, que também servia de escola, ao lado da atual capela, havia ali também uma cozinha. Sua feitura data de 1940. Por ocasião das festas armavam um barraco coberto de lonas.

Mais tarde, no ano de 1974 foi construído outro salão, que ficava do outro lado da estrada em frente à Igreja. A comunidade colaborou, não apenas financeiramente, mas com dias de trabalho. O novo salão veio dar impulso à comunidade, criando condições de receber, nas festas, um número maior de pessoas, para almoço ou recreações.

Aos 21 de junho de 1979, Dom Paulo Moretto visitou a comunidade. A partir daí a mesma se uniu mais, construíram um campo de futebol e um novo acesso à Igreja.

Pelo testemunho dos moradores, o início do ensino deu-se no ano de 1946. A professora Maria Moresco Pollo lecionou na casa de João Pollo, depois no salão da capela. Mais tarde, na casa de Henrique Fochesatto e voltando para o salão, novamente.

Em 1952, com o surgimento da Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Dr. Mário Totta várias professoras lecionaram no decorrer dos anos, até 1990, que foi o último ano de funcionamento da escola. Após este ano as escolas foram centralizadas.

O atual salão foi construído em 1997 com a colaboração financeira e dias de trabalho  dos  moradores  da capela.  O mesmo tem capacidade  para abrigar cerca  de 1000 pessoas.

Nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2010 a comunidade recebeu as Missões Capuchinhas. Foi um momento de religiosidade com integração e fortalecimento da comunidade.

Anualmente é realizada uma festa no mês de abril em homenagem a Nossa Senhora das Graças e de Santa Lúcia. Os Padres da Paróquia visitam a comunidade uma vez por mês, mais precisamente no segundo domingo de cada mês para a missa. A comunidade se reúne também no quarto domingo do mês para rezar o terço. São feitos encontros em preparação ao Natal na Igreja da comunidade. Um Pe. da paróquia acompanha e orienta, a cada dois meses, a reunião do conselho da comunidade.

A comunidade é composta atualmente por 40 famílias, a grande maioria de católicos.

Bom Pastor - Bairro Bela Vista
Menino Jesus - Bairro Henrique Pante