HOME / COMUNIDADES / São Francisco Xavier - Linha Riachuelo

São Francisco Xavier - Linha Riachuelo

A comunidade se localiza na parte norte das linhas Riachuelo e Diego dos Santos. No início de sua formação, incluía também Edith Norte. Em torno de 70 famílias se estabeleceram a partir do ano de 1888. Com o tempo o nome Riachuelo passou a designar somente essa comunidade.

A ata a seguir refere-se à organização e benção da capela e do cemitério.

“No dia 15 de novembro de 1899, foi abençoada a capela de São Francisco Xavier edificada no lote nº 71 da Linha Riachuelo, do núcleo São Marcos, sendo concessionários do dito lote Francisco Mascarello e sua mulher Amalia Mascarello. O cemitério anexo à dita capela foi abençoado no dia 16 do mesmo mês e ano e acha-se sobre os lotes rurais nº 72 e 74 da dita Linha Riachuelo. Sendo concessionários do lote 72 João Michelon e sua Mulher Maria Mascarello e do lote 74 Miguel Michelon e sua mulher Magdalena Bortoli.

A primeira Igreja foi construída de madeira no ano de 1899, tinha dois nichos, um para São Francisco Xavier e outro para Santo Antônio. Já no altar estava a imagem do Carmo.

A segunda igreja foi feita de pedras e sua construção demorou treze meses. Iniciou em 1929 e cada família trabalhava dois dias por semana em mutirão. As pedras para essa construção foram retiradas nas proximidades da residência da família Susin.

A licença para benzer a primeira pedra da capela foi pedida em 15 de janeiro de 1929 a Dom João Becker.

O bispo Dom Paulo Moreto esteve visitando a comunidade em 2000, Dom Alessandro no ano de 2015. A comunidade também participou das missões nos anos de 1970 e 2010.

A capela teve inicio muito por conta da tradicional tortelada realizada todos os anos.

Bom Pastor - Bairro Bela Vista
Menino Jesus - Bairro Henrique Pante