HOME / COMUNIDADES / Sagrada Família - Bairro Polo
 
Sagrada Família - Bairro Polo
 

A partir do ano de 1990, um grupo de famílias na Rua José Polo se reuniu para fazer as novenas de Natal e Páscoa, depois de dois anos mais ou menos sentiram vontade de continuar se encontrando nos demais meses, assim surgiu a ideia de rezar um terço nas famílias uma vez por mês. Foi sugerido por uma pessoa ter a imagem da Sagrada Família e foi aceito pelos demais. A pequena imagem começou a circular pelas casas dessa rua e depois pelo bairro a pedido das famílias.

No ano de 1995 a Irmã Lúcia que visitava as famílias do nosso bairro, conversando com quatro senhoras que moravam nessa rua, propôs formar um grupo com os idosos do bairro. Assim eles fizeram uma pesquisa em outubro do mesmo ano e encontraram mais ou menos 50 idosos. Para fazer os encontros precisavam de um local, então elas conversaram com uma moradora do bairro que cedeu sua casa para os encontros.

O grupo de idosos “Marta e Maria” do Bairro Polo iniciaram suas atividades em abril de 1996, realizando atividades religiosas, recreativas e trabalhos manuais com o objetivo de ajudar famílias e pessoas carentes do nosso bairro e da comunidade em geral. Havia a participação de 20 idosos e 8 voluntárias que coordenavam os trabalhos.

Através desses encontros essas senhoras que trabalhavam como voluntárias começaram a pensar em ter um lugar próprio, a ideia foi amadurecendo e foram até conversar com o prefeito para doar um terreno, porém devido as leis municipais não foi possível. Em 1997 Senhor Pedro Polo sabendo da intenção do grupo, falou que doaria um terreno.

Dessa forma foram falar com o Pároco Pe. Osmar que aceitou a doação e para ter mais espaço, adquiriu mais dois terrenos. No dia 30 de agosto de 1997, foi realizada uma missa em frente à subestação de luz onde ficou denominada Comunidade Sagrada Família e empossada a 1ª equipe administrativa com seis casais. A partir desse momento as missas passaram a ser mensais e realizadas na Escola Monteiro Lobato. A 1ª festa foi realizada no dia sete de junho de 1998. A partir daí iniciou os trabalhos de construção do salão. Todas as equipes que assumiram deram continuidade aos trabalhos. A benção da imagem atual que foi doada pela equipe administrativa foi no dia 28/12/1998, com um almoço debaixo das árvores. Portanto nossa comunidade já tem 18 anos e muito ainda tem para se fazer.

Temos as seguintes pastorais e serviços: Equipe administrativa, conselho, zeladoras, liturgia, coroinhas, grupos de famílias, catequese, ministras e grupo de jovens.

Temos em torno de 370 famílias e 1.100 pessoas a maioria com casas próprias e católicas, são 270 famílias recebendo a capelinha. As famílias são muito prestativas, ajudam com os trabalhos e com doações sempre que necessário.

 

 
Bom Pastor - Bairro Bela Vista
Menino Jesus - Bairro Henrique Pante
Nossa Senhora das Graças - Linha Tiradentes
Nossa Senhora de Caravaggio - Linha Tuiuti
Nossa Senhora de Fátima - Linha Edith
Nossa Senhora do Trabalho - Bairro Progresso
Sagrada Família - Bairro Polo
Sagrado Coração de Jesus - Bairro Santini
Santa Bárbara - Bairro Industrial
Santa Catarina - Pedras Brancas
Santana
Santo Antônio Polidoros
Santo Antônio Zamoner
Santo Estanislau e Nossa Senhora do Carmo
Santo Henrique
Santo Izidoro - Linha Zambeccari
São Cristovão - Bairro Michelon
São Francisco Xavier - Linha Riachuelo
São Gotardo - Linha Marechal Deodoro
São Jacó
São José Operário - Bairro São José Operário
São Judas Tadeu - Bairro Tapejara
São Luiz
São Roque
 
NAVEGAÇÃO
  HOME
  QUEM SOMOS
  COMPLEXO PAROQUIAL
  GRUPOS PAROQUIAIS
  PASTORAIS
  COMUNIDADES
  SACRAMENTOS
  AGENDA
  CONTATO
PARÓQUIA DE SÃO MARCOS
 
Rua Osvaldo Aranha, 1058 - 95190-000 - Centro
São Marcos - RS - Brasil
Fone: (54) 3291.1262 - 3291.1366

paroquiamarcos@gmail.com
 
Desenvolvido por ONGATE