HOME / COMUNIDADES / Nossa Senhora de Fátima - Linha Edith

Nossa Senhora de Fátima - Linha Edith

DADOS HISTÓRICOS E ATUAIS DA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – LINHA EDITH – SÃO MARCOS – DIOCESE DE CAXIAS DO SUL

A comunidade da Linha Edith surgiu em 1965, de um desmembramento da capela São Francisco Xavier, hoje denominada Linha Riachuelo.

Antes do surgimento da capela, havia uma casa comercialde Zeferino Zampieri, à margem da BR 116, que era uma espécie de ponto de encontro dos moradores próximos. Ocorreu uma explosão com pólvora nessa casa e Zampieri e sua esposa ficaram feridos. Uma promessa pela cura de Zampieri levou-o à construção de uma pequena capela de Santo Antônio ao lado de sua casa de negócios. Lá aconteciam esporadicamente missas e até festas.

Em 1954, na própria casa de Zeferino, passa a funcionar uma escola com 28 alunos, tendo como professora Carmelina Zampieri. Em 1957 a prefeitura já havia construído o prédio próprio para a escola, que foi denominada Dante Alighieri. Esta funcionou até 1984.

A sugestão de criar uma capela que reunisse as famílias que moravam ás margens da BR 116 e que anteriormente pertenciam à comunidade São Francisco Xavier, partiu de D. Benedito Zorzi, por ocasião de uma visita pastoral. Naquela oportunidade, o bispo sugeriu aos moradores da capela São Francisco Xavier que ajudassem a construir uma igreja nas proximidades da BR 116. Os grupos de famílias ao longo da federal sentiram-se motivadas. O terreno medindo 25x70 foi doado por Ângelo Mascarello. Conseguirwam três pinheiros oferecidos por Antônio Menegon, Vitório Lazaretti e Catarina Menegon. Os construtores foram Gildo Perozzo, Ângelo Chemello e Ângelo Mascarello.

Em 19 de dezembro de 1959 a capela ficou pronta. A iamgem de Nossa Senhora de Fátima foi doada pela família de Francisco Perozzo. No dia da inauguração, a santa foi transportada de São Marcos, em procissão, e a acompanharam Padre Henrique Compagnoni e Padre Antônio Rizzotto.

No ano de 1965, a comunidade de Nossa Senhora de Fátima, que pertencia à de São Francisco Xavier, separou-se, definitivamente, por discórdias referentes a festas.

O primeiro salão foi construído com a madeira da escola. Serviu até 1979. Nesse ano, a comunidade, à noite e nos finais de semana, ergueu o atual, de alvenaria, com copa e cozinha amplas,proporcionando bom ambiente para festas e reuniões.

Em 19 de junho de 1979, D. Paulo visitou a capela. A partir daí, muitas reuniões e muitos trabalhos comunitários foram realizados. Após decidiram construir a nova igreja. No dia 19 de outubro de 1986, o Padre Joni Bonato, por ocasião da festa de Nossa Senhora de Fátima, abençoou a pedra fundamental da nova igreja.

Em vistude da construção da igreja, uma escola também foi construída, próximo a residência de João Menegon. A primeira professora foi Verônica Marcon, que depois se tornou irmã religiosa.

Atualmente, na comunidade da Linha Edith, é realizada uma festa sempre no segundo domingo do mês de maio, Dia das Mães, em homenagem a Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio. Os padres da Paróquia visitam a capela uma vez por mês para celebrar as missas.

Hoje, mais de 70 famílias residem na comunidade.

FONTES: Livro “História de São Marcos”, de Luiz Rizzon e Osmar Possamai; e moradores.

Bom Pastor - Bairro Bela Vista
Menino Jesus - Bairro Henrique Pante