HOME / COMUNIDADES / São Cristovão - Bairro Michelon

Nome do Santo: São Cristóvão

Data de Fundação: 1955

Primeiros Moradores: Famílias Francischini e Rostirolla

Construção da Igreja: A Igreja foi construída no ano de 1957. A planta da capela, aprovada por Dom Benedito Zorzi, a pedido do Pe. Antônio Galiotto, data de 05 de fevereiro de 1957. A missa da benção da pedra fundamental foi celebrada pelo Pe. Henrique Compagnoni. As pedras do alicerce foram doadas por Bernardo Rostirolla. O Pe. Henrique escolheu o lugar e o Pe. Loreno determinou o estilo gótico. As famílias da comunidade ajudaram em mutirão. Em 25 dias já estavam cobrindo a Igreja.

Construção do Salão: O salão de alvenaria teve início em 1965. Foi construída a primeira parte, o andar térreo. Servia para festas, bodega e diversões. Essa primeira parte foi construída pelo grupo “Os Rizzon”. A segunda parte do salão foi construída pela turma “Poggere e Remi Guerra”, auxiliados pela comunidade.

Histórias de antigos e atuais moradores: A primeira diretoria foi formada por Carlos Michelon, João Cecatto e Antônio Zanella. O prédio da primeira escola serviu, no começo, de salão e cozinha. O terreno do campo de futebol foi comprado de João Cecatto no ano de 1969. Esse campo surgiu graças a uma reunião de jovens. O povo sentia-se participante de um bairro onde havia indústrias e artesanatos, vinhos, oficinas, vidrarias e outros. Uma comunidade formada por agricultores, operários, motoristas, comerciantes e industriários.

A comunidade surgiu a partir de quando: A comunidade começou a ser pensada a partir de um grupo de motoristas que tiveram a idéia de construir um capitel dedicado a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. O grupo de motoristas: Carlos Mazzotti, Orlando Tomé e Carlos Michelon. Carlos e Ângelo Michelon doaram um terreno. João Cecatto visitou as famílias para a coleta de donativos para construir a igreja. A primeira festa foi ao ar livre. Armaram-se barracões de lona. Nessa oportunidade foi feita a primeira procissão motorizada.

Visitas recebidas: Em 17 de junho de 1979 foi recebida a visita do Bispo Dom Paulo, a qual deu um novo impulso à comunidade. Na ocasião, os grupos fizeram um retrospecto histórico, olhando para as obras surgidas graças ao esforço comunitário. Perceberam que havia um lugar com uma igreja, salão, campo de esportes e outras obras materiais que favoreciam a reunião do povo cristão. Foi também constatado que o povo buscava maior integração, participando de reuniões, grupos de círculos bíblicos, uma organização com diretoria e que uma ação pastoral estava acontecendo junto à Igreja.

De 21 a 26 de maio de 2010 a comunidade recebeu as missões populares – Frades Missionários Capuchinhos.  As missões populares colaboraram com a comunidade em sua caminhada no processo de reanimação, incentivando e fortalecendo tudo o que já existia de bom, abrindo novas perspectivas para a vida comunitária.

Em 22 de novembro de 2015 a  comunidade recebeu a visita pastoral do  Bispo Dom Alessandro Ruffinoni. Esta visita trouxe novo ânimo pastoral à comunidade e paróquia. Nesta visita o senhor Bispo abençoou à nova imagem do padroeiro São Cristóvão, a qual passou a ser utilizada na procissão motorizada realizada nas festas do padroeiro.

Principais eventos realizados nesta comunidade: Festa do padroeiro São Cristóvão, no mês de julho de cada ano, com tríduo, procissão motorizada, benção de veículos, almoço festivo.

Jantares: Bingo promovido pelo Interacty

Almoço do grupo “Italiani Nel Mondo”

Demais informações importantes:

Hoje nossa comunidade tem aproximadamente 300 famílias. Temos missa duas vezes ao mês e nos demais finais de semana fizemos celebração comunitária.

Serviços Pastorais existentes: equipes de liturgia, ministras da eucaristia, catequese, zeladoras de capelinha, líderes vocacionais, clube de mães, ministério da esperança, equipe administrativa, grupos de famílias e coroinhas.

O salão da comunidade, a Igreja e demais bens da comunidade estão bem conservados e de acordo com a legislação vigente.

Bom Pastor - Bairro Bela Vista
Menino Jesus - Bairro Henrique Pante