HOME / SACRAMENTOS / III - Confirmação

III - Confirmação

O que é o sacramento da Confirmação ou crisma?

Com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos «sacramentos da iniciação cristã», cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária para a plenitude da graça baptismal. Com efeito, os batizados «pelo sacramento da Confirmação, são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo e deste modo ficam mais estritamente obrigados a difundir e a defender a fé por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo» (Catecismo da Igreja Católica, 1285).

Qual o principal símbolo e gesto deste sacramento?

No rito deste sacramento, o principal sinal é a unção com o óleo, significando um selo espiritual. A unção, na simbologia bíblica e antiga, é rica de numerosas significações: o óleo é sinal de abundância e de alegria, purifica (unção antes e depois do banho) e torna ágil (unção dos atletas e lutadores): é sinal de cura, pois suaviza as contusões e as feridas (109) e torna radiante de beleza, saúde e força. Pela Confirmação, os cristãos são ungidos, participam mais na missão de Jesus Cristo e na plenitude do Espírito Santo de que Ele está repleto, a fim de que toda a sua vida espalhe «o bom odor de Cristo».

Por esta unção, o confirmando recebe «a marca», o selo do Espírito Santo. O selo é o símbolo da pessoa, sinal da sua autoridade, da sua propriedade sobre um objeto. Era assim que se marcavam os soldados com o selo do seu chefe e também os escravos com o do seu dono. O selo autentica um ato jurídico ou um documento e, eventualmente, torna-o secreto (Cf. Catecismo da Igreja Católica, 1293-1295).

Quem pode receber este sacramento e como pode se preparar?

Todo cristão batizado que ainda não foi crismado está apto para este sacramento. Seja adolescente, jovem ou adulto.

Sendo adolescente ou jovem, existe a catequese de iniciação cristã. Um período de quatro anos de aprofundamento dos mistérios da fé e vivência em comunidade. Ao final deste período o jovem recebe o unção do crisma.

Para os adultos ainda não crismados, existe uma catequese voltada para adultos. São encontros de preparação, com estudo e oração com a Palavra de Deus, celebrações na comunidade e aprofundamento da vivência cristã em sua vida concreta: família, trabalho, vida comunitária. Estes poderão receber a unção do crisma juntamente com os demais jovens e adolescentes em celebração com a presença do Bispo Diocesano ou, eventualmente, poderão receber este sacramento por um padre da paróquia, designado pelo Bispo.

I - Batismo
II - Eucaristia