HOME / COMPLEXO PAROQUIAL / Museu Paroquial

Museu Paroquial

O Museu Paroquial Pe. Osmar João Possamai, localizado junto a Igreja Matriz de São Marcos, apresenta um acervo dom mais de 8 mil peças que contribui para a manutenção da memória histórica do município.

Fruto do esforço do Pe. Osmar, o Museu, que foi Inaugurado em março de 1983, conta com seções destinadas às etnias que auxiliaram para a formação étnica do município e da região: os indígenas, os africanos e os imigrantes europeus.

Pe. Osmar

O Pe. Osmar João Possamai nasceu no interior de Garibaldi, hoje município de Coronel Pilar, em 14/08/1941. Ordenado sacerdote em 1968, veio para São Marcos, onde viveu a maior parte do seu ministério sacerdotal, vindo a falecer em 20/09/2016. Além do seu trabalho como padre, preocupou-se em preservar a história o município e da região. Escreveu cinco livros e colaborou com diversos artigos. Preocupado com a memória de seu povo, deu início ao acervo que se transformou em Museu Paroquial.

Tinha grande carinho para cada uma da peças e cuidava pessoalmente de cada item. Recebia com alegria os estudantes e os grupos que desejavam conhece o Museu.

As Seções do Museu

- Seção popular

Preserva objetos da vida cotidiana, do trabalho, do lazer, e da cultura das diferentes etnias que povoaram o município.

- Seção sacra

Contém objetos litúrgicos, paramentos, livros, quadros e imagens sacras que expressam a religiosidade dos imigrantes europeus.

- Seção arqueológica

Conta com materiais de uso cotidiano dos primeiros habitantes do território de São Marcos e Criúva, como cerâmicas e machados de mão e ossadas.

Informações de horários e agendamentos de visitas junto à Secretaria Paroquial.

• Galeria de Fotos (14)
  • Vídeos (1)