HOME / COMPLEXO PAROQUIAL / Monte Calvário

Monte Calvário

* Monumento de 22 metros de altura foi inaugurado em 27 de abril de 1952. Foto: Studio Geremia, coleção Hildo Boff, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação.

** No Ano Santo de 1950 o Papa Pio XII motiva os cristãos do mundo inteiro à devoção e exercício da via-sacra. Atendendo a este pedido, mas já tendo refletido sobre a necessidade de um local de oração, Pe. Henrique Compagnoni inicia no mesmo ano a obra do Monumento do Calvário. O monumento e as 14 capelas da Via Sacra foram solenemente inauguradas no dia 27 de abril de 1952 com a presença do Governador do Estado, Bispos, Sacerdotes, autoridades e grande multidão do povo. O monumento mede 22 metros de altura, tendo ainda um altar com a imagem da Pietá nos seus pés, e atrás ainda conta com 5 capelas com os mistérios gozosos do terço. A planta do Calvário foi desenhada pela firma de arquitetos Segalla e Rossi.

Devido a mudanças nas ruas da cidade, com a abertura da rua Monsenhor Henrique Compagnoni, que cruzou pelo meio da Via Sacra, abriu-se um novo caminho e novos monumentos. Demoliu-se então as antigas capelas da via sacra. Em 15 de junho de 1979, quando da visita pastoral de Dom Paulo Moretto, as lideranças locais pediram que se reconstruísse as capelas com as estações da via-sacra. As novas capelas foram então idealizadas pelo Pe. Osmar Possamai e pelo arquiteto Angelo Guizzo Neto. As imagens fundidas em ferro foram feitas pela firma Nelson Borguetti e esculturadas pelo Pe. Jairo Grizzon. Os pedreiros que construíram as estações eram Agostinho Polo, Pedro Polo e Francisco Sogari. Em 14 de abril de 1982 foram abençoadas as novas capelas. As palavras de Dom Paulo sobre o calvário coroam a obra: “Este lugar abençoado é vosso Calvário, lugar de oração. Façam do Calvário um ambiente de paz, serenidade e devoção”.

Atualmente, o Calvário é muito frequentado pelos féis durante o período litúrgico da quaresma (40 dias antes da Páscoa) e na Semana Santa. Muitos fazem a via-sacra cantando e rezando, tanto pessoalmente quanto em grupo ou família. Essa prática ajuda a fazer memória dos últimos passos de Jesus entre nós e alimentar a espiritualidade num ambiente de oração e recolhimento.

Anualmente, diversas celebrações da Paróquia acontecem neste espaço. Na quaresma, a via-sacra da comunidade todas as sextas-feiras à noite. No domingo de Ramos, uma das liturgias acontece no Calvário. E, sobretudo, na Sexta-feira Santa, após a liturgia da Paixão no interior da Igreja Matriz, milhares de fiéis acompanham a procissão do Senhor Morto ao Calvário, com meditações e encenações da vida de Jesus Cristo.

Como ponto turístico, o Calvário consolida-se como principal símbolo de São Marcos, parada obrigatória para os visitantes. Aos finais de semana e feriados, é expressivo de número que pessoas que ocupam o espaço para contemplar a vista da cidade, conviver, brincar com as crianças.

Edição de 3 de maio de 1952 destacou a inauguração e a presença de autoridades políticas e religiosas. Foto: reprodução jornal Pioneiro.

Cerca de 5 mil pessoas participaram da solenidade. Foto: Studio Geremia, coleção Hildo Boff, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação.

* As imagens históricas foram retiradas do site: . Acessado em 19/05/2017.

** Texto retirado de “OS CAMINHOS DA FÉ” da Cidade de São Marcos. Pe. Osmar J. Possamai. 2002.

• Galeria de Fotos (49)
  • Vídeos (0)