HOME / COMPLEXO PAROQUIAL / Salão Paroquial

Salão Paroquial

A Paróquia de São Marcos possuiu dois salões paroquiais antes do atual. O primeiro foi construído na década de 1920, mas acabou desabando em 1927 após a Festa de São Marcos. Um segundo projeto foi executado e concluído em 1932. Todavia a população achou por bem utilizar este espaço como Hospital, sendo a primeira sede do atual Hospital São João Bosco. Um novo projeto surgiu em 1937, sendo que o Recreio Santa Cecília ficou pronto em 1939 e serviu a comunidade até 1966.

O projeto para o atual Salão Paroquial foi aprovado em 1964. Todavia, a comunidade achou por bem construir antes a atual torre da Matriz. Após esta obra, iniciou-se a construção do Salão, que passou a ser utilizado no ano de 1968 e concluídos os acabamentos nos anos seguintes. O pároco da época foi Pe. David Piccoli e a construção contou com a colaboração de muitas equipes de trabalho e colaboradores.

Entre os anos de 2013 e 2015 o Salão passou por adequações estruturais, adequações e aprovação do Plano de Prevenção de incêndio. Além disso, recebeu nova pintura interna e reforma das duas cozinhas segundo as atuais normas sanitárias.

Atualmente, o Salão Paroquial de São Marcos possui dois pisos podendo receber eventos de diversos tamanhos. Ali acontecem encontros pastorais, palestras, eventos sociais, almoços e jantares das Festas da Paróquias, eventos beneficentes, entre outras atividades. Os aluguéis visam manter a estrutura e investir no próprio complexo paroquial.

O Salão possui uma Equipe Administrativa que tem por principal objetivo assessorar a comunidade nos trabalhos e eventos desenvolvidos e realizados no Salão Paroquial. A Equipe ainda trabalhar para o bom andamento das Festas realizadas neste local, monitorando e manter a conservação do patrimônio e primar pela boa utilização de todas as dependências do Salão Paroquial. A Equipe Administrativa assume por 24 meses e é composta por 7 casais que exercem as funções de coordenador de eventos, financeiro, bar, compras, cozinha, churrasqueira e garçons.

Aluguéis ou informações, junto à Secretaria Paroquial.

Fonte: POSSAMAI, O. J.; RIZZON, L. A. História de São Marcos. São Marcos: Ed. Dos autores, 1987.

Fotos do Salão Paroquial arrumado para diferentes eventos

Auditório Padre David Piccoli