HOME / SACRAMENTOS / II - Eucaristia

II - Eucaristia

O que é o Sacramento da Eucaristia?

O sacramento da Eucaristia é o sacramento da unidade da Igreja. É também o sacramento da união de todos os que aderem à fé. A eucaristia é também o memorial, isto é, rememoração da ação salvadora de Jesus que na última ceia compartilhou da refeição com seus amigos. Desde o início, a Igreja, que é a comunidade dos que partilham a fé na pessoa de Jesus, se reúne no domingo, dia da ressurreição, para partilhar o pão e escutar as escrituras.

Os nomes Eucaristia e Missa são a mesma coisa?

Sim. Eucaristia, ceia, comunhão designam a celebração da missa onde se recebe o sacramento do corpo e do sangue de Cristo. Na Bíblia há outro nome, que também é “fração do pão” (At 2, 42-47) e também designa a eucaristia.

Porque é importante participar da Eucaristia?

Porque a Eucaristia é o Sacramento em que culmina toda a vida da Igreja. Além disso, é o sacramento que alimenta a Igreja e chama para a unidade a todos os que fazem parte da comunidade. Assim como devemos alimentar-nos e crescer em tantos aspectos da vida, também a vida de fé, que se refere ao sentido da vida deve ser alimentada.

Desde que idade pode-se receber a Eucaristia?

Após um período de preparação durante a catequese, já é possível receber a Eucaristia. No caso de jovens ou adultos que nunca participaram da catequese enquanto eram crianças, a Paróquia disponibiliza um acompanhamento e uma catequese apropriada para que se receba não apenas a Eucaristia, mas também o Batismo e a Confirmação, conforme o caso.

Porque é importante se preparar bem para comungar?

Sim, assim como para todos os outros sacramentos, é importante sempre tomar consciência da fragilidade humana, e da graça de Deus. Pelo fato de nos prepararmos, também o sacramento terá mais eficácia.

Quem pode receber a Eucaristia fora da Missa?

No caso dos doentes e das pessoas com dificuldade para se locomover e participar da comunidade, então é designado um Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística que levará a eucaristia para essas pessoas. Se você sabe de alguma pessoa que quer receber a Eucaristia, mas está doente ou impossibilitado, avise a Secretaria Paroquial.

Em que horários posso encontrar as celebrações na Paróquia de São Marcos?

Os horários de todas as celebrações, inclusive nas comunidades, podem ser achados no link abaixo:

www.paroquiadesaomarcos.com.br/paginas.php?cod_subpagina=56&cod_pagina=6#.WR9JEtwXTIU

I - Batismo
II - Eucaristia