HOME / SACRAMENTOS / VI - Confissão

VI - Confissão

O que é o Sacramento da Confissão?

É o sacramento mediante o qual após rever a vida e a caminhada, pode-se ter acesso ao perdão de Deus naquilo que consciência humana aponta como “queda no caminho”. Todos necessitam deste apoio na vida e através dele se pode ter acesso à experiência da misericórdia.

Quando surgiu o Sacramento da Confissão?

Ele sempre existiu na Igreja, mas de outras formas. Quando os cristãos formavam pequenas comunidades, a confissão era comunitária. Está nas palavras de Jesus que veio para perdoar os pecados, e que deu também esta missão para os seus discípulos (Evangelho de João 20). Com o decorrer do tempo, e também para facilitar, os monges irlandeses criaram a forma de confissão individual (em torno do século VI), onde após a confissão do pecado era proposta alguma forma de reparação.

O que é necessário para o Sacramento da Confissão?

Em primeiro lugar o arrependimento. Sempre é necessário ter o sentimento de que precisamos da misericórdia de Deus, que não é um juiz rígido, mas um Pai amoroso. A parábola do filho pródigo (Evangelho de Lucas 15,11-32) nos ensina que o maior desejo de Deus é salvar a todas as pessoas, e por isso, “Deus nunca se cansa de perdoar” (Papa Francisco). O ser humano é que se sente cansado de pedir perdão.

Quero me confessar. Onde posso encontrar os padres para um momento de perdão?

- Na Secretaria Paroquial normalmente há um padre disponível para atendimentos.

- Todas as quintas-feiras, das 14 às 18h há um padre atendendo no Espaço Penitencial que fica dentro da Gruta Nossa Senhora Aparecida, no subsolo da Igreja Matriz.

- Em períodos como a Quaresma e o Advento há programação especial de atendimento, conforme divulgação da Paróquia

I - Batismo
II - Eucaristia