HOME / SACRAMENTOS / VII - Unção dos Enfermos

VII - Unção dos Enfermos

O que é o Sacramento da Unção dos Enfermos?

O sacramento da Unção dos Enfermos é conferido aos que se encontram enfermos com a vida em perigo, ungindo-os na fronte e nas mãos com óleo de oliveira ou, segundo as circunstância, com outro óleo de origem vegetal, devidamente benzido, proferindo uma só vez, as palavras: "Por esta santa unção e pela sua infinita misericórdia o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na sua bondade, alivie os teus sofrimentos"» (Catecismo da Igreja Católica, 1511). Este sacramento pode ser celebrado apenas pelos padres. Todavia, é importante que seja celebrado na presença de familiares, amigos e cuidadores, para que reflita realmente o caráter comunitário deste sacramento.

Qual o fundamento deste Sacramento?

A Igreja crê e confessa que, entre os sete sacramentos, há um, especialmente destinado a reconfortar os que se encontram sob a provação da doença: a Unção dos enfermos. «Esta santa unção dos enfermos foi instituída por Cristo nosso Senhor como sacramento do Novo Testamento, verdadeira e propriamente dito, insinuado por São Marcos (Mc 6, 13.), mas recomendado aos fiéis e promulgado por São Tiago, apóstolo e irmão do Senhor» (Tg 5, 14-15) (Catecismo da Igreja Católica, 1511).

Quem pode receber este Sacramento?

A Unção dos Enfermos «não é sacramento só dos que estão prestes a morrer. Por isso, o tempo oportuno para a receber é certamente quando o fiel começa, por doença ou por velhice, a estar em perigo de morte».

Se um doente que recebeu a Unção recupera a saúde, pode, em caso de nova enfermidade grave, receber outra vez este sacramento. No decurso da mesma doença, este sacramento pode ser repetido se o mal se agrava. É conveniente receber a Unção dos Enfermos antes duma operação cirúrgica importante. E o mesmo se diga a respeito das pessoas de idade, cuja fragilidade se acentua (Catecismo da Igreja Católica, 1514-1515).

Como receber este Sacramento em nossa Paróquia?

Várias são as possibilidades:

- Anualmente, no tempo litúrgico da quaresma (próximo a Festa anula da Páscoa do Senhor), os padres visitam todos os enfermos da Paróquia que recebem mensalmente a Sagrada Comunhão em suas casas. Nesta ocasião pode-se pedir a Sagrada Unção.

- Aos doentes internados no Hospital São João Bosco, a unção pode ser pedida às agentes da Pastoral da Saúde ou na própria portaria do Hospital.

- Também quando houver a necessidade, a presença do sacerdote pode ser requisitada na Secretaria Paroquial.

I - Batismo
II - Eucaristia