HOME / SACRAMENTOS / IV - Ordem

IV - Ordem

O que é o Sacramento da Ordem?

É o sacramento pelo qual alguém é constituído como pastor junto ao povo de alguma comunidade. O sacramento da ordem é também o sacramento que confere o sacerdócio ministerial, isto é, o sacerdócio enquanto uma missão junto à Igreja numa comunidade concreta. É bom lembrar que todos os cristãos partilham do sacerdócio comum dos fiéis, isto é, que todos possuem o dom do espírito santo e a plenitude do ser cristão.

Como se divide o Sacramento da Ordem?

O sacramento da ordem possui como que três graus: diácono, padre e bispo. Os bispos são aqueles que estão à frente das dioceses, isto é, de um conjunto do povo de Deus. Os padres colaboram então com o bispo auxiliando-o em paróquias, seminários e em outros serviços. Os diáconos então são os servidores, isto é, fazem o trabalho da caridade. É necessário que todo padre seja antes um diácono, isto é, um servidor, para fazer que viva sua vida como servidor da comunidade.

Há referências bíblicas para a existência de Padres, Diáconos e Bispos?

Sim. Na bíblia, no Antigo Testamento, já se fala do serviço do templo de Jerusalém e dos sacerdotes que trabalhavam nele para render culto sempre. No Novo Testamento, principalmente nas Cartas já se cita a existência de líderes nas comunidades. Estes eram os bispos (1Tm 3,2; Tt 1,7), presbíteros (isto é, anciãos, pessoas com experiência de vida. At 14,23; 20,17-35) e os diáconos (At 6,1-7; 1Tm 3,8-13), instituídos para fazer o serviço da caridade.

O que é o Sacerdócio Comum dos Fiéis?

É o sacerdócio que toda pessoa batizada, isto é, todo cristão exerce por força do seu batismo. Todos os cristãos são sacerdotes (1Pd 2,9), pois podem prestar culto a Deus e podem dialogar com Ele como a um amigo. No Antigo Testamento esta função era reservada aos sacerdotes do templo apenas. Ser sacerdote significa santificar, isto é, tornar santo, fazer com que algo se torne sagrado. Papa Paulo VI nos ensina que justamente é nas realidades do mundo da política, da cultura, da economia, da arte, e de tantos lugares que necessitam de um testemunho sério e comprometido daqueles que tem fé (EN 70).

Qual é a relação entre os dois sacerdócios?

O sacerdócio ministerial se orienta para fortalecer o sacerdócio comum dos fiéis, isto é, para auxiliar que todos os cristãos vivam a sua vida cristã. Nesse sentido ele é designado para celebrar os sacramentos, sinais visíveis da graça invisível, e também a tudo o que se refere à vida de fé dos cristãos.

Quero entrar no seminário ou conhecer a vida religiosa. Como faço?

Você deve procurar os padres da Paróquia para uma conversa. Além disso, você pode entrar em contato através do serviço de animação vocacional na Diocese de Caxias do Sul:

Acesse: http://www.diocesedecaxias.org.br/a-diocese/seominari-e-animacao-vocacional

ou pelos telefones:

(54) 3211-2750 Seminário Nossa Senhora Aparecida, Pe. Lucas Mazzochin - Animação Vocacional.

(54) 3211-0004 Seminário São José

• Galeria de Fotos (0)