HOME / SACRAMENTOS / V - Matrimônio

V - Matrimônio

A celebração do Matrimônio Cristão é a expressão do amor sagrado de um homem e uma mulher. Este amor sincero e autêntico faz acontecer uma decisão consciente, livre e responsável, abençoada por Deus e confirmada pela Igreja, o matrimônio. A celebração do casamento religioso deve ser uma verdadeira festa, seja para os noivos, seja para suas famílias ou convidados. Ele é um sacramento do amor de Cristo por sua Igreja. Expressão do amor que Deus tem por todo ser humano. Algo, portanto, plenamente humano e que Deus abençoa com a sua graça.

Para que este momento seja vivido de maneira verdadeira, sem teatro nem exageros, ficam estabelecidas as seguintes orientações, que devem ser lidas atentamente e acolhidas com alegria. Dúvidas devem ser retiradas no Curso de Noivos ou diretamente na Secretaria Paroquial.

Preparação anterior

- Reservar o dia, a hora e o local com bastante antecedência, acolhendo as possibilidades de agenda da igreja, das comunidades e dos padres.

- Temos sempre um padre para os casamentos no sábado. Por isso, os horários precisam ser compatíveis. Os horários oficiais são: 19h15min e 20h. Outros horários devem ser consultados.

- Podem ser realizados matrimônios válidos, segundo as normas da Igreja, em qualquer igreja católica de São Marcos. São 26 espaços de celebração que preservam o caráter sagrado deste ato. Outros locais não são permitidos.

- Buscar a lista de documentos e preencher os dados na Secretaria Paroquial pelo menos 60 dias antes do casamento.

- É necessário uma certidão do Batismo emitida da Mitra Diocesana onde a pessoa foi batizada. O valor deste documento é, normalmente, R$ 45,00 por pessoa. A Paróquia de São Marcos pede a colaboração dos noivos.

Custos para o Matrimônio

- Famílias com dízimos atualizado (dos pais ou do casal): não há custo.

- Famílias não dizimistas: R$ 220,00 (conforme Tabela da Diocese).

Ornamentação da Igreja

- Sendo uma cerimônia religiosa evitem-se decorações exageradas nem quaisquer invenções no espaço da cerimônia. O “belo” pede simplicidade. Se houver dois casamentos no dia, busque um consenso com o outro casal.

- Pedimos aos noivos que deixem um ou dois arranjos na igreja para ornamentar as celebrações do final de semana. Será um sinal de carinho com a comunidade e um louvor a Deus pelo momento vivido.

Casamento Civil

- Se houver casamento civil junto ao religioso, isto deverá ser comunicado na Secretaria Paroquial e os papeis entregues na mesma até a sexta-feira que antecede o casamento. A responsabilidade é dos noivos, seja de entregar na Secretaria, seja de retirar na semana seguinte.

Padrinhos

- No religioso um casal de padrinhos para cada noivo bastaria como testemunhas da celebração. Todavia, o número de casais fica a critério dos noivos, não ultrapassando cinco “de cada lado”.

Sacramentos da Iniciação Cristã

- Se um dos noivos não for batizado ou crismado, poderá aproveitar este momento bonito da vida para realizar essa experiência. Temos sempre grupos de adultos realizando os sacramentos. Informe-se com antecedência.

Curso de Noivos

- Chamamos “Curso de Noivos” um encontro de preparação para o Matrimônio, oferecida pela Paróquia com duração de um final de semana. Estes encontros ocorrem duas vezes ao ano. Se o casal não puder nas datas oferecidas pela Paróquia, poderão participar em outras paróquias da região.

I - Batismo
II - Eucaristia