HOME / PASTORAIS / Pastoral Catequética

Pastoral Catequética

A Pastoral da Catequese, ou Pastoral Catequética, é a ação pastoral católica que assume compromisso com a boa educação religiosa na fé católica. Catequese é toda e qualquer forma de evangelização que a Igreja Católica encontra para fazer discípulos, dando suportes às pessoas para que conheçam e sejam melhor instruídos na fé cristã, no objetivo final de que tenham a vida no nome de Jesus Cristo e construam o Corpo de Cristo, a Igreja.

A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática com o fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã. - Catechesi Tradendae

Entretanto, a catequese torna-se especialmente necessária para a preparação das pessoas que pretendem receber um dos Sacramentos católicos, principalmente os de Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma).

Ações Práticas

• Integrar a família e os responsáveis pelos catequisando na catequese com encontros e visitas;
• Proporcionar aos catequisandos conhecimento das pastorais e movimentos e engajá-los nas suas atividades;
• Continuar o processo de formação de catequistas para todas as etapas, usando um material unificado para toda a Diocese;
• Participar dos encontros no Regional e refazê-los em nível diocesano, setorial e paroquial.

Pastoral Bom Pastor
Pastoral Catequética
Pastoral da AIDS
Pastoral da Comunicação