HOME / PASTORAIS / Pastoral do Dízimo

Pastoral do Dízimo

A Pastoral do Dízimo é um serviço realizado por uma equipe de voluntários juntamente com o pároco que tem como papel principal de conscientizar cada cristão da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, levando-os a refletir sobre a doação do dízimo. Tornando o cristão responsável comunitariamente.

O dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos. É uma contribuição voluntária, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como sua obrigação em relação à manutenção da vida da Igreja. Deve ser entendido e ter sentido de doação. Uma forma de retribuir o que Deus nos dá.

Apesar das várias citações bíblicas sobre o dízimo, a Igreja Católica não obriga os seus fiéis a serem dizimistas; portanto, o dízimo não é obrigatório. É um sinal de amor, de fé, de partilha e de comprometimento com a sua Comunidade.

Porque todo cristão, vivendo como família do povo de Deus, sendo dizimista, demonstra sua corresponsabilidade pela vida e pela manutenção da Igreja e de sua comunidade.

Na nossa Paróquia o dízimo é anual e o trabalho de arrecadação é realizado pelas zeladoras, mas também pode ser doado diretamente na secretaria paroquial.

“Dê cada um conforme o impulso do seu

coração, sem tristeza nem constrangimento.

Deus ama o que dá com alegria” (2 Cor 9,7).

Pastoral Bom Pastor
Pastoral Catequética
Pastoral da AIDS
Pastoral da Comunicação