HOME / GRUPOS PAROQUIAIS / Escola de Pais

Escola de Pais

História da Escola de Pais do Brasil

No início dos anos 60 do sec. XX, a família passava por abalos muito significativos que a levariam a grandes transformações nas décadas seguintes. Os pais, face às novas demandas da sociedade, achavam-se atordoados e temerosos quanto à educação dos seus filhos. No Brasil, particularmente o ano de 1963, foi de fortes conflitos político-sociais: greves, desafios ao governo constituído, tudo levando a um confronto que desaguaria no movimento armado de 31 de março de 1964.
Foi em meio a essa situação de conflito social, que atingia a grande maioria da população brasileira e trazia enormes preocupações às famílias que, atento a essa problemática, um grupo de religiosos da Igreja Católica, juntamente com inúmeros casais, na cidade de São Paulo, reuniram-se com a finalidade de estruturar um movimento que pudesse ajudar os pais na difícil tarefa de educar os filhos. Liderados por Madre Ignes de Jesus, Pe. Corbeil, Maria Junqueira Schmidt, casal Alzira e Antonio Lopes, entre tantos outros, esse grupo, em 16 de 0utubro de 1963, no salão nobre do Colégio Madre Alix, na cidade de São Paulo, aprovou o primeiro Estatuto da Sociedade que estabeleceu as normas para o seu funcionamento.
Nascia a Escola de Pais.

Esta Assembleia de fundação contou com a presença de 58 casais, além de 13 religiosos católicos ( padres e freiras). Os fundadores da Escola de Pais, embora católicos, não subordinaram o movimento à sua igreja e o tornaram aberto a todos os casais, independente de raça, condição social, credo religioso ou filiação política.
A semente da Escola de Pais caiu em terreno fértil. Já no seu 1º Congresso Nacional, em 1964, estiveram presentes delegações de algumas cidades do interior de São Paulo e dos estados do Rio Grande do Sul, Rio de janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Ceará, ainda que não estivessem com núcleos da Escola de Pais devidamente formados.

Desde o início, a Escola de Pais se preocupou com a formação dos seus líderes e com um temário capaz de atender às necessidades dos pais e conseguir as mudanças familiares perseguidas por seus fundadores. Para tanto formou um Conselho Técnico Superior, embrião do futuro Conselho de Educadores. Em 22 de junho de 1966, a entidade realizou uma Assembléia Geral Extraordinária para reforma dos seus estatutos. Essa reforma trouxe importantes alterações para o seu funcionamento: alterou o nome para Escola de Pais Nacional, cuja sede permaneceu em São Paulo, e criou um Conselho Consultivo, posteriormente denominado Conselho de Educadores. Este importante órgão da instituição era, como ainda hoje, responsável pela orientação psico-pedagógica do movimento. Foi formado por importantes educadores e profissionais da área de educação. Em 10/09/ 1976 a AGE altera parcialmente os Estatutos para modificar o nome da entidade que a partir de então passa a se chamar ESCOLA DE PAIS DO BRASIL. O movimento crescia ano após ano, atingindo o seu ponto culminante em 1983 quando contava com 155 Seccionais e reunia em seus congressos nacionais cerca de 2000 participantes. Toda esta expansão foi conseguida, embora com dificuldades pontuais, sem sacrifício de sua unidade doutrinária e sua estrutura institucional. Por elementar e justo reconhecimento deve-se salientar o papel insuperável do casal Antonio e Alzira Lopes que presidiu a Escola de Pais durante 21 anos (1963 a 1984), com sucessivas reeleições. Durante esse longo período, Dona Alzira – como se tornou nacionalmente conhecida no universo da EPB – foi de grande importância na expansão do movimento: conseguiu manter a EPB, em todo o território nacional, trabalhando da mesma maneira, com uniformidade de propósito, temário e metodologia.
Sob a direção deste casal, a EPB influenciou movimentos similares na América do Sul e Portugal.

Ajudar pais, futuros pais e agentes educadores a formar verdadeiros cidadãos.

Visão

Ser reconhecida como Associação voluntária de referência em assuntos de educação e relacionamento familiar.

O respeito ao ser humano e à vida.
A Família como principal agente formador da Sociedade
A moral, a ética, a transparência e a cidadania
A liberdade, a liberdade e a justiça

Atualizar pais e educadores em práticas e princípios psicopedagógicos.
Promover maior aproximação família- escola, na perspectiva de uma educação integral do ser humano.
Melhorar a conscientização do nosso público alvo de sua responsabilidade na formação dos filhos,
no seu próprio desenvolvimento e nos inter-relacionamentos.

Público Alvo

Pais, futuros pais, cuidadores, agentes educadores e, indiretamente a própria criança

Em São Marcos estamos trabalhando com três casais voluntários, onde trabalhamos círculos de debates nas Escolas Municipais e Estaduais, trabalhando, em média dois Círculos por ano.

Nossos Círculos temáticos envolvem 7 (sete) encontros semanais com um tema em cada encontro, dividindo-se o trabalho com uma parte expositiva com dados específicos da Escola de Pais, fornecidos por um Conselho de Educadores, com sede em São Paulo, atualizados, a cada ano, de acordo com a evolução e necessidade exigidas a cada tempo. Num segundo momento há uma dinâmica entre os pais participantes dos encontros os quais formam grupos de 6 a 8 pessoas, os quais discutem, no grupo,  na prática, seus relacionamentos de pais e filhos e    sua interação com a filosofia da EPB.  Ato contínuo faz-se uma apresentação ao grande grupo das conclusões tiradas de cada grupo para reflexão de todos os envolvidos.

Estamos presentes em São Marcos desde o ano de 2003, sendo que neste período já foram ministrados mais de 30 círculos de debates, atingindo uma população de aproximadamente 1.000 pais, o que representa mais ou menos 5% da população de São Marcos.

Apostolado da Oração
Associação Assistencial São Marcos
Clube de Mães
Conselho Econômico