
Escotismo
É um movimento de crianças e jovens com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.
Educação para a Vida
É um movimento de educação não formal, que complementa o trabalho da família, da família, da escola e da religião.
O interesse do movimento é contribuir para que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento.
Aberto a todos
É aberto a todos, sem diferença de raça, credo ou sexo em concordância com o propósito, com os princípios e com o método concebido pelo seu fundador Baden-Power.
Diversão com um propósito
Através da recreação e da aventura, o escotismo realiza o seu propósito de ajudar o jovem a se desenvolver físico, intelectual, espiritual, criativo e afetivamente.
Um desafio para adultos
É uma oportunidade para ajudar os jovens. Uma forma para melhorar a compreensão entre as gerações. No seu serviço é proporcionado aos líderes um valioso treinamento e experiência, para crescer no seu desenvolvimento pessoal.
Voluntariedade
Os escoteiros e escotistas devem fazer a sua escolha para filiar-se ao escotismo, e decidir, livremente, quando desejam sair do mesmo.
Apolítico, não governamental
O escotismo não pertence e não deve refletir a nenhum partido nem organização política. Contudo, os escoteiros são orientados para contribuir construtivamente para sua comunidade local e para seu país.
Em São Marcos
Em 1972, o então Comissário de Menores, Jaime Antônio Camassola já havia lido algumas reportagens sobre escotismo. No mesmo ano, assistiu a um filme referente a vida de Jonh Kennedy, que também havia sido escoteiro.
Esse filme reforçou a ideia de trazer o movimento escoteiro para São Marcos, uma vez que Jaime sentia a falta de atividades saudáveis, que contribuíssem para a formação da personalidade dos jovens da cidade.
Inicialmente Jaime procurou o Pe. David Picolli que lhe apresentou Pe. Ênio Tarasconi, fundador do Grupo Ciretama de Bento Gonçalves. Esse deu-lhes algumas informações sobre o movimento.
Enio Subtil de Camargo, tio de Jaime, levou-o ao Grupo Escoteiro Moacara de Caxias do Sul, cujo chefe era Ismar Bauler. Ismar indicou-lhe o Comissário Distrital, chefe Dionísio Tonial, chefe Gigio, que informou-lhe como deveria proceder para fundar o Grupo na cidade.
Em maio de 1972 reuniram-se alguns pais da comunidade e o comissário Gigio, que proferiu uma palestra sobre os objetivos e finalidades do movimento e concedeu uma autorização provisória para inicio das atividades em caráter experimental. Nessa reunião ficou estabelecido que o grupo iniciaria somente com o ramo escoteiro.
A partir dessa data foram iniciadas as reuniões semanais aos sábados, com Jaime e a ajuda de escoteiros seniores do Grupo Escoteiro Moacara de Caxias do Sul, coordenados pelo chefe Ismar Bauler, os quais davam as primeiras instruções de escotismo aos meninos inscritos.
Fundação
No dia 30 de agosto de 1972, às 20h 30 foi fundado o Grupo Escoteiro de São Marcos.
Estava presente na ocasião uma patrulha sênior do Grupo Escoteiro Moacara com o respectivo Chefe Fernando e uma patrulha do Grupo Escoteiro Guaraci de Farroupilha sob a chefia de Dionísio Tonial do 21. Distrito Escoteiro o qual tomou a promessa dos dez noviços que marcaram a fundação do grupo:
- Alexandre Grison
- Carlos Miotto (em memória)
- Celso Miotto
- Cesar dos Reis
- Fernando Stedile
- Marcio Niemezewski
- Oscar Puhl Filho
- Rui Rech
- Rudimar Stedile
- Valmor Miotto
Nome Tabajara
O nome Tabajara lembra uma tribo indígena poderosa que vivia nas matas da Serra da Tijuca no Rio de Janeiro. Na língua indígena taba significa aldeia e jara quer dizer senhores, portanto TABAJARA significa SENHORES DA ALDEIA.
Cor do Lenço
O uniforme de todos os grupos escoteiros é o mesmo, porém o que distingue um grupo do outro é a cor do lenço.
O Grupo Escoteiros Tabajara tem as cores branco e verde tanto no lenço como na bandeira. Verde por lembrar a esperança e branco por representar a paz.
Estruturação do Grupo
No ano de 1973 através da Lei Municipal 155/73 o Grupo foi decretado de Utilidade Pública.
Em 1979 na época em que o Chefe Jaime era vice-prefeito, sentindo a necessidade de uma sede para o grupo, o mesmo enviou à Câmara de Vereadores um projeto de doação de um terreno para a construção da mesma. Este projeto foi aprovado por unanimidade e transformou-se na Lei 313/79.
Atualmente o Grupo Escoteiros Tabajara proporciona atividades aos ramos Lobinho e Escoteiro para ambos os sexos e sênior, na faixa etária de 8 a 18 anos.
Atividades Semanais
Todos os sábados das 14h às 16h exceto nas programações fora da sede.
- Hasteamento e arreamento do Pavilhão Nacional, seguindo norma escoteira.
- Jogos, com finalidade de educar, isto é, aprender brincando.
- Formação, o jovem tem oportunidade de crescer e desenvolver sua personalidade através de atividades ao ar livre e em grupos, pois o movimento é uma grande família.
Fora da sede: Bivaques, Acantonamentos, acampamentos, jornadas, atividades comunitárias.
Rua Professor Francisco Stavinski nº 710 Bairro Francisco Doncatto

|